Como reportou o site nigeriano de notícias NAIJ.com, a celebrada Escola Flutuante em Makoko, projetada pelo NLÉ, desmoronou após as intensas chuvas em Lagos durante esta terça.
As fotografias publicadas pelo site mostram a cobertura da escola ainda intacta, mas apoiada diretamente na base flutuante do edifício composta por 256 tambores de plástico, enquanto os primeiros níveis e a estrutura suportante parecem totalmente destruídos.
Este artigo está em constante atualização. A presente versão conta com uma declaração oficial do NLÉ.
Os detalhes do evento ainda não estão muito claros: ignora-se como a chuva causou o desmoronamento do edifício e não foi informado se haviam pessoas no interior do edifício quando a catástrofe aconteceu. Tudo isso considerando que a estrutura projetada por NLÉ era capaz de abrigar 100 estudantes e seus respectivos professores num pobre bairro construído parcialmente sobre a lagoa de Lagos.
Há uma semana, NLÉ recebeu o Leão de Prata na Bienal de Veneza 2016 por sua exposição inspirada na estrutura original que desmoronou na Nigéria. O júri declarou que o projeto era "uma poderosa demonstração, seja em Lagos ou Veneza, de que a arquitetura pode amplificar a importância da educação".
Declaração do NLÉ (08 de junho de 2016)
Após três anos de uso intensivo e um excepcional serviço à comunidade, o primeiro protótipo da Escola Flutuante de Makoko desmoronou em 7 de junho de 2016. Após seu fechamento definitivo em março passado, a estrutura estava fora de uso à espera de sua reconstrução. Confirmamos que não há feridos e os estudantes foram relocados ao edifício principal do colégio até a desmontagem e reconstrução pendente.
NLÉ, a comunidade de Makoko e as potenciais partes interessadas já estão considerando a atualização da estrutura com uma cópia melhorada da Escola Flutuante de Makoko II, que foi recentemente lançada na 15ª Exposição Internacional de Arquitetura - La Biennale di Venezia. O projeto foi premiado com o Leão de Prata por ser "uma poderosa demonstração, seja em Lagos ou Veneza, de que a arquitetura pode amplificar a importância da educação".
Kunlé Adeyeme, diretor do NLÉ, disse: "NLÉ e a comunidade de Makoko apreciam a preocupação e apoio recebido de tanta gente devido à notícia. Estamos felizes que não há feridos no que parece ter sido um colapso abrupto da estrutura. O protótipo cumpriu seu propósito e estamos ansiosos pela reconstrução de sua versão melhorada entre outros grandes projetos da comunidade.
Última actualización: 08 de junio de 2016, 15:04 - horário de Brasília.
Via NAIJ.com, NLÉ Works